sábado, 6 de junho de 2009

Hiprocresia no ar

É impressionante como em acidentes aéreos a repercussão é imensa e a especulação gira em torno das causas do acidente. Nada mais normal, pois se trata de uma tragédia que vitima muitas pessoas.
A queda do avião da Air Bus da compania área Air France levanta as mesmas questões. De quem foi a falha? Do piloto? Do avião ou do tempo?
A hipocresia a que me refiro, se trata das causas das tragédias ocorridas em terra, que são muito maiores. Estradas em péssimas condições, ônibus clandestinos rodando a vontade e em péssimas condiçoes que matam centenas de pessoas todos os meses. E não só ônibus como veículos em geral.
Como as mortes ocorrem em menor número de cada vez, logicamente a repercussão é menor e se torna tão constante que a gente acaba se acostumando. Não deveríamos!
Eu sei do que estou falando. Quando vejo tragédias nas estradas envolvendo coletivos, não me surpreendo. Do custo da viagem faz parte a propina, que será dado aos guardas rodoviários. Isso não é novidade pois já foi tema de reportagem de programas de televisão. Somam-se a isso estradas ruins e motoristas mau preparados.