sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Resultado do ENADE

Acompanho pela imprensa os resultados do ENADE(exame nacional de desempenho de estudantes) e confesso que os resultados não me surpreendem. Com o critério usado pelo MEC, cujo peso maior incide sobre os conhecimentos adquiridos pelo aluno-cerca de 60%, só podia dar no que deu.
A imensa maioria dos alunos nas faculdades, cada vez menos se comprometem com os estudos; não levam a sério as disciplinas e mau fazem aquilo que lhes são pedido em sala de aula. Consideram a sala de aula como uma clausura e contam cada minuto o final das aulas. Não percebem a chance de ouro que têm nas mãos. Entram no mercado de trabalho empossados com um diploma como se ele fosse a única porta de entrada para as empresas.
Infelizmente, dão com a cara na porta e descobrem tardiamente que os anos desperdiçados não voltam mais e não há muito o que fazer.
Uma solução para o problema seria os professores exigirem mais dos alunos. Inovar na maneira de dar as aulas. Aproximar mais a teoria da realidade. Talvez a falta de motivação dos alunos seja fruto do jeito decadente e arcaico de ministrar as displinas.
Se com a inovação as notas continuarem baixas, podemos ter um futuro sombrio pela frente.